TESTAMENTO do Padre FELIPE DE VILLAS BÔAS


Arquivado no Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana (MG) no Livro de Registros de Testamentos N.o 57, folha 126V, 1.o ofício.

Número de folhas originais : 3

Testamenteiro : Alferes LUIZ GONÇALVES GESTEIRA.

Data de Abertura : 17/JUN/1781

Local : Barra Longa

Transcrito por : Kelly Adriana de Campos Benzoni a pedido de Luis Antonio Villas Bôas.

Data da Transcrição :  NOV/2003.

Objetivo: Dados Genealógicos.


FL. 126V
... Testamento do Padre FELIPPE DE VILLAS BOAS . Em nome da Santissima Trindade Padre Filho e Espirito Santo tres [FL. 127] pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em quem creio - Saibam quanto este público Instrumento de testamento virem que sendo no ano do nascimento de N. Sr. Jesus Cristo de 1781 anos. Aos vinte e tres dias do mes de Abril do dito ano neste Arraial, digo neste Gualaxo do Norte aonde sou morador eu o Padre FELIPPE DE VILAS BOAS estando de cama com retenção de urina mas em meu perfeito juízo e entendimento, que Deus me deu, e como mão sei o dia e hora em que Deus disporá de minha vida e desejando acertar em tudo o que for salvação de minha alma faço esta disposição com última vontade na forma seguite == Primeiramente encomendo a minha alma a Deus Padre que a criou, A Deus filho que a remio, a Deus Espírito Santo que a Santificou ... Em primeiro lugar nomeio ao Alferes LUIS GONÇALVEZ GESTEIRA, em segundo JOSÉ RODRIGUES DA CRUZ, em 3.o JOÃO ANTONIO JUNQUEIRA por meus Testamenteiros aos quais todos e a cada um insolidum dou todos os poderes digo, todos os meus poderes que em direito posso, e me são concedidos, que sou filho de MIGUEL DE VILLAS BOAS e de D. BRITES DA PENHA DE FRANÇA já defuntos da freguesia de São Caetano, termo do bispado de Mariana == Declaro que meu corpo será amortalhado em hábito sacerdotal e sepultado na Matriz de São Caetano e me acompanhará o Reverendo Vigário e mais sacerdotes, e sepultado digo, sacerdotes da freguesia e dirão missa de corpo presente por minha alma pela esmola de tres quartos ... == Declaro que os bens que possuo são patrimônio casas de vivenda, dois escravos, Mateus Angola e Maria Mina, e seis datas no Rio na sociedade de MANOL DE BARROS em Vila Rica, vinte oitavas de ouro em pó e outras vinte em ouro lavrado para se entregar a uma filha de ANTONIO MONTEIRO DE SANTARÉM chamada CLARA, solteira com a condição dele dito BARROS resgatar o dito ouro lavrado e como não tem feito será avisado para se fazer a entrega a dita CLARA no mesmo ouro lavrado, está em conta um recibo de tres oitavas e meia ou que na verdade for como constará no mesmo recibo == Declaro que satisfeitos os meus sufrágios e disposições e pagas as minhas dívidas deixo por [FL. 127V] herdeira de todo o restante a MARIA MADALENA DE VILLAS BOAS, minha irmã pelo muito que sempre me amou e boa companhia, serviço que me tem feito o que lhe seguro na minha terça atendendo o que tudo foi adquirido pela minha própria agencia ... e nesta forma hei por acabado este meu testamento ...

OBS : Em seguida observa-se o Termo de Aceitação assinado pelo 1.o testamenteiro nomeado. Data = 17/JUN/1781, FL 127V. E termo de encerramento na FL. 127V/128.